como manipular pessoas

Infelizmente, convencer alguém a pensar como você é extremamente difícil. Mas, quando as técnicas para tanto são bem utilizadas, fica quase impossível resistir ao ataque. Exatamente por isso, os psicólogos são fascinados pelo poder da persuasão. Há tempos eles tentam entender e descobrir por que algumas pessoas conseguem ser mais persuasivas e por que certas estratégias funcionam muito mais do que outras.

Ressalte o lado Ruim.

Se você quiser convencer alguém a apoiar o seu ponto de vista, tente a tática preferida dos marqueteiros políticos: o enquadramento. "A técnica leva as pessoas a pensarem sobre um assunto ou opinião de uma forma que seja vantajosa para você.
Descobertas sugerem que a informação negativa tem influência mais poderosa do que as mensagens positivas. Logo, se você quiser convencer alguém dividido entre duas opções, seja negativo quando falar algo a respeito daquela que você não quer que ele escolha.
EX:. Desde falar bem do seu produto fale mal do outro.

Menos é Mais

Portanto, o senso comum poderia levar a crer que você será mais persuasivo se tiver mais argumentos na manga. Mas as evidências mostram exatamente o contrário. Uma série de estudos revelou que, quanto mais razões alguém tem de elencar para apoiar uma idéia, menos valor cada uma delas terá. Pedir que as pessoas "pensem em todas as razões que fazem dessa uma boa idéia" pode servir para que seus opositores solidifiquem ainda mais suas posições contrárias.
Tormala e seus colegas argumentam que a facilidade com que conseguimos somar pensamentos afeta nossa confiança. Segundo ele, geralmente é mais fácil pensarmos em duas razões para acreditarmos em algo do que em oito. Essa descoberta tem implicações práticas bem claras. "Se você quiser persuadir alguém fazendo-o pensar positivamente sobre a sua mensagem, idéia, produto ou seja lá o que for, apresente apenas no máximo três idéias positivas.
Da mesma maneira, da próxima vez em que você estiver no meio de uma discussão, evite a tentação de soltar a velha frase "me dê apenas uma boa razão...". Dessa forma, você corre o sério risco de reforçar a idéia de seu adversário.

Apele para Raiva

A raiva é diferente. Para começar, ela é direcionada aos pecados do outro, e não para os seus. Trata-se de uma emoção com muitas utilidades, geralmente usada como resposta a injustiças. "A raiva faz as pessoas se sentirem como justiceiros". O debate sobre o uso construtivo da raiva é intenso. A partir de análises feitas com grupos de estudo que empregam o sentimento como tática - como no caso de organizações que pregam a defesa do meio ambiente e até mesmo campanhas políticas -, descobriu-se que a raiva pode ser empregada com eficácia.

O primeiro passo é convencer as pessoas de que o assunto em questão é relevante para elas, que afeta sua vida, a de seus filhos, a sua comunidade. "Aí é preciso bater na mesma tecla. Por exemplo, enfatizar o que há de errado no mundo de hoje". A partir do instante em que as pessoas estão iradas, basta oferecer um caminho sensato para resolver a situação. "Quando esses sentimentos de raiva são acompanhados de uma solução, a mensagem tem mais chance de ser persuasiva"

Drible a Resistência

Ao longo das décadas, os psicólogos vêm estudando o que faz certas mensagens serem mais atraentes do que outras. Entretanto, nos últimos anos, alguns pesquisadores passaram a rever essa idéia. Um bom punhado de evidências sugere que acabar com a resistência à persuasão pode ser mais importante. O fato é que todos somos naturalmente desconfiados quando alguém tenta nos persuadir, especialmente quando achamos que estão tentando nos ludibriar.



Pense em anúncios que usam celebridades para vender produtos sobre os quais elas claramente não sabem coisa alguma. Você acredita em seus testemunhos? Provavelmente não. Até aqui tudo óbvio. Mas há um ponto importante. Nossa resistência natural indica que persuasão em excesso pode levar exatamente ao objetivo contrário. Quem resiste às investidas de um expert em persuasão com sucesso torna-se ainda mais apegado a suas opiniões. Pior: quanto mais forte, plausível e autoritária for a tentativa de persuasão, mais resistentes ficamos.

À primeira vista, isso parece paradoxal. Pensar que um argumento forte causaria mais impacto é lógico, certo? Não necessariamente. Ao que tudo indica, quem resiste a bons argumentos, muitas vezes apresentados por especialistas, acaba concluindo que suas próprias idéias são ainda mais poderosas. "Se você quer mudar a atitude de alguém, tenha ótimos argumentos" mas, se a pessoa resistir à sua mensagem, há o risco de que ela fique ainda mais segura sobre suas próprias crenças.

Como superar esse entrave? "Apresente posições mais próximas à de seus alvos, depois direcione-as lentamente no caminho do seu objetivo. E lembre que você também pode tentar seduzir alguém levantando sua auto-estima. Quando você se sente bem consigo mesmo, fica mais aberto a mensagens desafiadoras".




67 comentários

  • Infelizmente a arte da manipulação é disseminada por todas as áreas da sociedade, quase sempre em busca de benefícios próprios, o trabalho em equipe, a proatividade e a ética ficaram em segundo plano, já não se pensa mais para o bem da coletividade, estamos cada vez mais ineficazes.

  • Ótimo artigo.

  • gostei

  • sou seu fá parabens
    se vc quizer me add"sammer17sp@hotmail.com"
    quem sab podemos ser amigo isso claro se vc quizer.Ha esse e meu msn

  • Ñ gostei pelo motivo de ser vc a criar

  • Não é exatamente o que eu estava procurando, mas é um bom artigo.

    ~ Gray

  • Ixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Não gosteiii mesmo,eu sei que tem um pouco aver, mais ñ achei nada a ver

    Bostiiinha,vamos melhorar né gente

  • Otimo

  • eu gostei, pela minha experiência em persuasão, todos os argumentos explicitos procedem. Principalmente "Drible a Resistência" releia e siga, quem tiver realmente interessado e se esforçar, conseguira !

  • O artigo é médio, acredito que as 48 leis do poder ensinam a manipular muito mais.

    Prof. Altair

  • otimo artigo eu adorei, me ajudou a manipular pessoas

  • sou muito boa em manipular as pessoas . mais foi com esse artigo q eu descobri isso .o poder da manipulação pode ser muito bom pra você.

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  • Bom texto cara eu fazia isso tudo e nem sabia que era manipular eu fazia isso de uma forma natural , só não utilizava a raiva

  • Seu artigo está de parabens
    apesar de poucos apoiarem a manipulação é uma arte
    muitos que não apoiam nem sequer entenderam o texto! afinal mal conseguem digitar um portugues correto! a manipulação é uma coisa dificil de compreender!a maioria ai que diz manipular nem sequer consiguiria me convencer a comprar uma bala! embora complicado, não deixa de ser simples!fica a minha dica:manipulaçao depende de tres fatores basicos: 1 conheça quem vc quer manipular(ajuda a atingir a pessoa mais profundamente)2 um bom jogo de palavras ajudam a persuadir ,e por ultimo mas não menos importante, minta tão bem a ponto que até você acredite em sua mentira((((andrewmaster@live.com)))))) msn e e-mail

  • MUITO BOM PARABÉNS AO AUTOR

    BLEKAWTY@YAHOO.COM.BR

  • Legal

  • muito massa msm achei otimo

  • ....................................................................................................

  • hOJE E MEU ANIVERSARIO!ME DEM PARABENS!

  • Gostei!

  • é uma técnica do mal, porque anula o livre arbítrio

  • Gostei vou colocar em pratica!!!!

  • Acredito de tudo depende para que fim você quer utilizar.. Vivo em meio a pessoas que querem se aparecer demais, são mentirosas, cheias de querer, eu faço com que elas vejam o quanto são pobres, medíocres e irrelevantes. Causo um medo e ganho respeito, com isso elas pensam 3x antes de falarem alguma coisa para mim.

    Não sou Expert ainda, mas creio que um grande manipulador saberá se colocar em diversos tipos de situação.

    Abraço.

  • muito bom manipular a mente das pessoas, mas quando se trata de algo que deveria ser respeitado, devemos deixar que a pessoas escolha, ou seja nem sempre devemos manipular os outros, porque tem a questão do livre arbítrio

  • aprendi muito

  • uhkrtyikrujgfrj6rirwutuythuy

  • Boa cara gostei
    add : diego_xp1@hotmail.com

  • gosteu muito
    infatizo a parte ruin das idéias opostas e depois argumento mostrando o meu lado
    pra mim isso sempre deu certo

  • raso como um pires.

  • poxa isso é otimo eu ja tenho minhas tecnicas de perssoasão mais essas são muinto legais mais uma para minha coleção

  • "por mais que seja corporativo da nossa parte tentar induzir alguem e um laço perfeito para desenvolver a nossa capacidade de raciocinio ou seja atuar sobre um situação de dificil acesso.....hjs"
    gostei!!!!!!!!

  • xta muito simples

  • Sou fascinado por persuasao pode me mandar e-mail mais sobre o assunto gustavomiragem@hotmail.com

  • Meu amigo GAFANHOTO, você pecou em alguns pontos, por exemplo, sobre "Ressaltar o lado Ruim", você pode dar brexas, se assim posso dizer, não fale muito do que você não defende, e sim do você defende, e tambem outro ponto é sobre Apelar para Raiva, uma pessoa com argumentos é uma pessoa confiante de seus atos, ficar nervoso não passa confiança, ficque sempre calmo, por mais que outra pessoa que você quer convencer fale algo que você tenha repulsa, espero ter ajudado amigos...grande abraço a todos

  • Muito bom, manipulo pessoas desde meus anos, é legal quando uma pobre alma cai nas minhas mãos kkkk, mas não faço nada de mais não, so as uso quando presciso de votos para alguma coisa. kkk

  • Manipulação e mais do qualquer coisa fazer um individuo pensar da forma que vc quer que pense, não existe truques nem manhas, o segredo e colocar suas ideias da forma mais plausível possível.

  • a raiva e só mais uma tática de manipulação, usada a seculos não significada fraqueza nem falta de confiança e só mais uma tática que se usada da maneira correta pode sim dar bons resultados.

  • esta totalmente certo
    no mundo em que vivemos hj
    se nós n utilizarmos as pessoas como ferramentas
    elas nos usam,então para ganhar a vida
    temos que desclassificar algumas pessoas e a uzar
    como ferramenta para um beneficio propio com base na manipulação e n pensar no bem dela,só assim se ganha vida hj em dia

  • otimo se eu for vender banana na feira

  • TROLL PLOBLEM?

  • eu so muito manipuladora e consigo td que eu quero muito rapido

  • Tem como manipular por uma forma de "telepatia" ou coisa parecida??? quero saber. dessa forma eu já conheço.

  • BANHO DE MOSTRA UM A COUTISIMENTO DE UMA MOLHER DE MANIPULAR UM RAPASDE«10««OU«12 ELA POS O PAI COMTRA AJUSTISA MAS SEI QUE SO QUER BER SUA GANAMSIA MAS SEI QUE EU BEIJO ESTE CASO COMO PODRIÇÃO OU DE MA FÉ EU SOU MEDIUN SEI QUE ESTE CASO COMO OUTROS CASOS POEM SEMPRE OS FILHOS EM SOFRIMENTO

  • ok vc se esforsou e é bom, continue

  • "Você Está Prestes à Descobrir As Mais Controversas E Mais Efetivas Técnicas de Persuasão E Manipulação Psicológica Já Comprovadas"

    http://www.controlemental.com/?ref=danmat

    As estrátégias, técnicas e estudos comportamentais demonstrados aqui, fazem parte de um arsenal de armas psicológicas criadas com o objetivo de manipular a percepção humana.Conteúdo realmente perigoso, apenas para pessoas de bom caráter.

    Continue Lendo....

    http://www.controlemental.com/?ref=danmat

  • Manipule sempre para o bem nao diga mentiras

    leve uma vida normal assim o e nunca esqueça " o mundo é dos espertos mais o céu é para os escolhidos"

  • Pra inicio até que serve. Mas acho que todos aki querem mais do que isso, e sim é possível fazer mais, podemos plantar uma mensagem tão profundo na mente de uma pessoa que pode acabar mudando todo seu estilo de vida. Quando vc conseguir fazer isso, mudar a opinião, se tornara uma besteira simples.

  • conseguimos obter êxito persuasivos em indivíduos com baixo nível intelectual o que e difícil de encontrar nesse século ou geração bastante aprimorada intelectualmente falando.

  • Ótimo post, mas devemos separar a persuasão da manipulação. A diferença básica entre as duas é a INTENÇÃO, o manipulador tem como objetivo sair ganhando em relação ao manipulado, diferente da persuasão que tenta criar uma situação onde os dois saiam ganhando. Persuadir é necessário em qualquer área da vida e fazemos isso o tempo todo seja consciente ou inconscientemente.

  • isso nao servio para nada!queria boas ideias!ñ vie nada disso!
    Os meus pensamentos sao+ eficientes do q esas dicas! aiai mosso!

  • Humanos sao seres q raciocinao!
    Mas no fato disso se tornao seres tao pensativo,q fazer coisas sem pensa por conta disso!
    Vcs humanos mudado de sentimento,de açoes de opiniões tdas as hrs,
    Chega da raiva disso!
    -_- -_- -_- :/ *_*

  • A
    maior
    manipuladora.
    Do
    brasil
    e
    a
    rede
    globooo

  • A
    maior
    manipuladora.
    Do
    brasil
    e
    a
    rede
    globooo

  • bom mas vago em muitos sentidos

  • manipular vem de dentro da pessoa ela que aprende só eu aprendi com os mais velhos a manipular e a crescer a custa alheia e não tenho vergonha de dizer isso porque hj em dia quem não faz isso morre de fome , a tal arte de manipular é quase um talento próprio de uma pessoa ruim de coração

  • gostei muito,ta de parabéns devia continuar escrevendo sobre outros assuntos!

  • Muito bom os artigos!! adoro saber manipular as pessoas, pesquiso muito sobre isso e estou me aperfeiçoando cada dia mais!!

  • Artigo fraco. Repense seu conceito de "manipulação". O fato é: não deve existir manipulação, mas sim influência. E, da influência, coisas muito boas podem nascer. Entre elas, atitudes que você deseja. Há uma linha tênue entre razão e psicopatia. E convido aos leitores do artigo a pensar no seguinte: este é psicótico? A psicose não tem fim em si. É uma perturbação.

  • ler o mito da caverna de platao, para quer vou querer manipular pessoas? que nos mesmo somos manipulados pelo sistema a todo tempo...eu quero aprende como acabar com a fome com o racismo com indiferencia social .....nao como manipular pessoas que ja estao manipulada........

  • Muito bom o artigo e sei que pode ser melhorado, só não entendo o porque muitos tem coragem de ler o artigo e postar algo infundamentado que não contribue nada ao assunto e sugere ajuda a humanidade, este cara tem que criar uma ong e não ler artigos que são para pesquisadores inteligentes.

  • Concordo

  • técnica perfeita mais totalmente voltada para mal mais quem tem boa consciência e bom caráter pode usar a vontade por exemplo eu uso manipulação em meus colegas de escola quase todos os dias

  • Eu gortei, mais seria melho se tivecem mais exenplus.

  • É só vc presta atençao na tv, como ele manipulam vcs...

  • manipuladores geralmente são pessoas tóxicas, prejudiciais. o melhor a fazer é se afastar delas

  • Saber usar a persuasão é para poucos, hoje em dia ninguém mais pensa no grupo, na equipe, muito menos nos companheiros de trabalho. Todos querem o benefício próprio e isso é ruim para a sociedade. Persuadir é convencer, mas isso não significa enganar as pessoas....
    Grande abraço

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: